Terça, 23 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Canaã dos Carajás, PA

Polícia EXEMPLO

Geraldo Alckmin elogia Canaã dos Carajás em evento no Amazonas

O vice-presidente citou o município de Canaã dos Carajás como exemplo de “diálogo” entre desenvolvimento sustentável e a mineração.

27/07/2023 às 07h37
Por: Lammego Rádio Fonte: Ascom/PMCC
Compartilhe:
Geraldo Alckmin elogia Canaã dos Carajás em evento no Amazonas

Na última terça-feira (25), o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, citou o município de Canaã dos Carajás como exemplo de “diálogo” entre desenvolvimento sustentável e a mineração. O político cumpriu agenda na capital amazonense, na qual esteve em eventos como a assinatura do contrato de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

No período da tarde, durante a inauguração do distrito de micro e pequenas empresas de Manaus, em discurso, ele perguntou aos presentes: “qual é o município de maior PIB per capita do Brasil? Não está em São Paulo”, provocou. “É Canaã dos Carajás.”, respondeu.

Com um PIB de R$22 bilhões em 2022, Canaã tem a mineração como principal propulsor de desenvolvimento no município, gerando empregos com remuneração acima da média nacional, segundo o IBGE.

O vice-presidente falou dos benefícios da atividade no país, desde que realizada com responsabilidade social. “Mineração bem feita gera riqueza, gera emprego, gera renda. Tem que fazer preservando as reservas indígenas e o meio ambiente”, concluiu.

Canaã reinveste rendimentos da mineração

Com os royalties da atividade, por meio da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), o município investe em diversificação econômica, infraestrutura, educação, saúde e em programas sociais.

Por exemplo, no dia 14 de julho, a prefeitura entregou o milésimo Cartão Reforma e Construção, que transfere até R$ 80 mil para famílias de baixa renda terem acesso a habitações adequadas. Ainda no primeiro semestre, o município iniciou as obras do novo hospital, que contará com 40 leitos de UTI e um centro universitário.

Os investimentos fazem parte da iniciativa Canaã 2035, que estrutura as ações do município, equilibrando os impactos socioeconômicos da mineração e promovendo desenvolvimento sustentável na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Canaã dos Carajás - PA
Canaã dos Carajás - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 27°

Qua 30°C 22°C
Qui 31°C 21°C
Sex 30°C 22°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes