Terça, 23 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Canaã dos Carajás, PA

Entretenimento Entretenimento

Plataforma Fartura - Gastronomia do Brasil abre o ano na cidade do Porto

A plataforma de gastronomia do Brasil se juntou ao projeto de vinhos e gastronomia de Portugal: Essência do Vinho - Porto

28/02/2024 às 18h36
Por: Lammego Rádio Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Fabrice Demoulin
Fabrice Demoulin

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou a estar presente não só em todo o território nacional, mas também na Europa. Portugal já recebeu Festivais Fartura em diversos formatos. Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a iniciativa atravessou mais uma vez o oceano para levar a gastronomia brasileira e mineira ao festival Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa, no Porto.

A 20ª edição do festival de vinhos e gastronomia de Portugal conta com a curadoria do Fartura, plataforma gastronômica do Brasil. Na programação estão previstos jantares com os chefs mineiros Bruna Martins, dos restaurantes Birosca e Florestal e Ronie Peterson, do Senac em Minas, além de masterclasses de produtores de vinhos, queijos e azeites, com os palestrantes Flávio Augusto Paiva Gomes e Maicon Rodrigues Oliveira de Sá, também do Senac em Minas.

Para realizar a empreitada, além de se juntar ao projeto Essência, o Fartura estabeleceu uma parceria com a Fecomércio MG, por meio do Senac em Minas, que leva também o gestor de gastronomia da instituição Edson Puiati. Na programação está, ainda, uma visita à Escola Técnica Esposende, que complementa a troca de experiências e capacitação aos profissionais do Senac em Minas.

“Como sempre, nossa grande missão é dar palco para quem constrói a história da gastronomia brasileira e mineira. Então, poder levar o que nos há de mais valioso para fora do país é um jeito especial de começar 2024. Apresentar nossos queijos, azeites e vinhos, por meio do Senac em Minas, para mais e mais gente. E ter o Ronie Peterson e a Bruna Martins, essa jovem chef mineira, preparando um prato com pamonha, porco e quiabo só valoriza nossas raízes, mostrando o quanto nossa gastronomia cabe em qualquer lugar do mundo”, comenta Carolina Daher, curadora da iniciativa, que estará presente no evento.

A Plataforma Essência nasceu em 2004 e é direcionada a produtores, profissionais e consumidores. Os quatro dias do festival Essência do Vinho são dedicados ao mundo do vinho e da gastronomia, quando são realizados o "TOP 10 Vinhos Portugueses", provas comentadas e harmonizadas, conversas com sommeliers, taste drives e o "Gula Experience Room". O projeto Essência está presente, ainda, em Lisboa e na Ilha da Madeira, possui um programa gastronômico no canal RTP de televisão, um programa de rádio, duas revistas, além de ser o responsável pelo conteúdo de culinária da TV de bordo da TAP Air Portugal. Recentemente, o grupo adquiriu a revista Gula, revista especializada no setor no Brasil. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 27°

Qua 30°C 22°C
Qui 31°C 21°C
Sex 30°C 22°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes