Domingo, 19 de Maio de 2024
22°

Chuvas esparsas

Canaã dos Carajás, PA

Geral SAÚDE DO TRABA...

'Abril Verde': Hospital Regional Santa Rosa realiza ações de Saúde aos trabalhadores da unidade

A equipe participou de avaliação clínica; vacinação; ginástica laboral; cuidando de quem cuida; feira da segurança; café da manhã saudável e karaokê

30/04/2024 às 17h38
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Ao longo do mês de abril de 2024, a campanha "Abril Verde" intensificou atividades de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Uma semana inteira dedicada à Saúde e Segurança no Trabalho no Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, em Abaetetuba, com a realização de diversas atividades direcionadas a saúde e a integridade física, mental e social do trabalhador, contribuindo com a promoção de ambientes de trabalhos saudáveis, melhorias das relações sociais, visando uma maior qualidade de vida no âmbito do trabalho e a segurança no desempenho das atividades profissionais.

A programação da Semana da Saúde e Segurança no Trabalho foi organizada pelo Setor de Humanização em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Na ocasião, foram realizadas ações de avaliação clínica; vacinação; ginástica laboral; cuidando de quem cuida; feira da segurança; café da manhã saudável e karaokê.

Avaliação Clínica -As enfermeiras Elcirlen Cruz e Roberta Carvalho iniciaram a Semana da Saúde e Segurança no Trabalho alusiva ao “Abril Verde”, com avaliações clínicas à saúde física dos colaboradores e prestadores de serviços terceirizados da unidade, possibilitando traçar o perfil epidemiológico e com os resultados obtidos, traçar ações em prol da saúde de cada um.

Vacinação –Por meio de palestras, foram intensificadas a importância das campanhas de vacinações, além da imunização da equipe com as principais vacinas do calendário adulto.

Ginástica laboral -Com a ginástica laboral em seus ambientes de trabalho, os colaboradores fizeram exercícios de alongamento; dinâmicas de relaxamento e descontração, objetivando uma melhor utilização de sua capacidade funcional para a prevenção de doenças ocupacionais. Todos os setores foram contemplados, a ação contou com a colaboração das alunas de Fisioterapia do 9° semestre da Faculdade FAM, com a supervisão do coordenador do curso, o fisioterapeuta Ronnes Azevedo.

Cuidando de quem cuida –Acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade ESAMAZ, coordenados pela psicóloga Débora Maria Pinto. Proporcionaram momentos de descontração, ressaltando a importância do equilíbrio entre a saúde física e mental, além da necessidade da realização de atividades de autocuidado, com orientação através do tema: "Cuidando de Quem Cuida", valorizando suas capacidades e respeitando seus limites. Ao final da atividade, os participantes penduraram seus sentimentos no Mural das Emoções, um momento terapêutico facilitador da interação comunicativa e das expressões.

Feira da Segurança -Durante a Feira da Segurança, as técnicas de trabalho Elisabeth da Costa e Emanuele Pantoja realizaram a exposição dos EPI's e EPC's enfatizando a importância destes equipamentos de segurança individual e coletivo e a obrigatoriedade da utilização no ambiente de trabalho.

Café da manhã saudável –Para começar o dia, um bom café da manhã é o primeiro passo para proporcionar energia para o cérebro e manter a concentração. Com isso, na Semana da Saúde e Segurança no Trabalho a equipe da cozinha do Hospital Santa Rosa proporcionou uma mesa de café saudável para que os colaboradores começassem bem o seu dia.

Karaokê -Com o canto é possível traz diversos benefícios emocionais, físicos e sociais, estimulando a sensação de bem-estar; autoconfiança; otimismo e conforto, além de diminuir o “stress”. Através do Karaokê, os colaboradores Hospital Regional Santa Rosa encerram a Semana da Saúde e Segurança no Trabalho com momentos de muita alegria, união e diversão.

Para a enfermeira do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) Elcirlen Cruz, na Semana da Saúde e Segurança do Trabalho do Hospital Santa Rosa promovemos diversas ações voltadas aos trabalhadores, proporcionando momentos agradáveis no ambiente de trabalho. "Temos a certeza que a programação, foi uma iniciativa para a criação de uma cultura de segurança e valorização dos nossos colaboradores", enfatizou a enfermeira.

Texto: Wellington Hugles/Ascom HRBTSR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 07h02 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Seg 31°C 21°C
Ter 31°C 21°C
Qua 30°C 21°C
Qui 30°C 21°C
Sex 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes