Domingo, 19 de Maio de 2024
22°

Chuvas esparsas

Canaã dos Carajás, PA

Geral DIA DO TRABALHO

BRT Metropolitano emprega mais de mil trabalhadores em suas diversas frentes de obras

Por Thais Rezende (NGTM)01/05/2024 14h00O pedreiro José Nilson dos Santos estava há dois meses desempregado quando surgiu a vaga de emprego na obra...

01/05/2024 às 14h01
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Bruno Cruz / Agência Pará
Crédito: Bruno Cruz / Agência Pará

O pedreiro José Nilson dos Santos estava há dois meses desempregado quando surgiu a vaga de emprego na obra do BRT Metropolitano, executada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). “O que eu ganho aqui dá muito bem para me manter e ajeitar a casa. Sou grato a Deus e às pessoas que me deram essa oportunidade”, afirma orgulhoso o funcionário, que em 1 ano e 10 meses de serviço foi promovido ao cargo de encarregado.

José é um dos mais de mil trabalhadores empregados pela obra de reestruturação da BR-316, que vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas com mais mobilidade na região metropolitana de Belém. Além do sustento, o encarregado de obras sabe da importância do seu trabalho. “Todo trabalho é digno para o ser humano, ganhar seu dinheiro honestamente e andar de cabeça erguida. Fica a história para contar aos filhos, netos e bisnetos, vou dizer: olha essa avenida, eu trabalhei aqui!”, diz ainda José Nilson, que é casado e tem dois filhos.

José Nilson, encarregado de obrasO setor da construção civil foi um dos que mais gerou empregos no mês de março, de acordo com um estudo divulgado pelo Dieese/PA nesta terça-feira (30). Os dados analisados mostram que, no mês passado, no comparativo entre admitidos e desligados, o Estado do Pará voltou a apresentar saldo positivo na geração de empregos formais e fechou o primeiro trimestre com a geração de mais de 9.300 postos de trabalhos, o maior resultado da região Norte.

No BRT Metropolitano, a força de trabalho dessas mais de mil pessoas é essencial para o avanço da obra. “Estamos avançando com o cronograma e há previsão de mais contratações pelo Consórcio Construtor. Valorizamos a mão de obra do trabalhador, fundamental na construção de cada pedaço da BR-316. Ao mesmo tempo que trabalhamos para melhorar a via, estamos empregando pais e mães de família”, afirma a diretora geral do NGTM, engenheira Leila Martins.

Adalberto Marques, sinaleiro de obraPai de três filhos, Adalberto Marques, de 43 anos, conta que é muito grato pelo emprego que conquistou na obra, na função de sinaleiro, que orienta os transeuntes. “Eu estava desempregado, tive muitas dificuldades. Depois que me empreguei, ainda no início da obra, minha vida mudou, foi a primeira vez que a minha carteira foi assinada, eu ganhei uma casa no Minha Casa, Minha Vida e mobiliei todo meu apartamento com o dinheiro do meu trabalho. Nunca trabalhei numa empresa grande e agora posso levar o pão de cada dia para minha família”, detalha o trabalhador.

Obras do BRT Metropolitano

As obras seguem progredindo com operários em três turnos de trabalho ao longo da BR-316 com drenagem, asfaltamento e demais frentes de obras. As pistas expressas já estão cerca de 85% executadas, os túneis com mais de 90% concluídos e o Centro de Controle Operacional está com 98% de avanço.

O BRT Metropolitano é um conjunto de obras no trecho dos 10.8 km da BR-316, que juntas vão proporcionar qualidade de vida aos moradores, com mais infraestrutura e mobilidade. O NGTM trabalha com mais de mil operários, em três turnos, para cumprir o cronograma, prezando sempre pela qualidade e consequente durabilidade do serviço.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 07h02 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Seg 31°C 21°C
Ter 31°C 21°C
Qua 30°C 21°C
Qui 30°C 21°C
Sex 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes