Domingo, 28 de Abril de 2024
30°

Parcialmente nublado

Canaã dos Carajás, PA

Pará Pará

‘Sino Dourado’ toca na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia em Tucuruí

Badaladas comemoraram a alta médica da paciente, Norlinda de Deus dos Santos Barros, de 49 anos, após tratamento contra um câncer de mama

05/04/2023 às 17h00 Atualizada em 06/04/2023 às 07h07
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (5), a recepção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), foi local de muita emoção e comemoração, os pacientes que aguardavam procedimentos oncológicos, consultas médicas e seus acompanhantes, ouviram o som do ‘Sino Dourado’ tocar anunciando mais uma vitória no tratamento oncológico e a cura.  

Desta vez, foi a paciente, Norlinda de Deus dos Santos Barros, 49 anos, que estava em tratamento no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – Unacon, contra um câncer de mama, ao receber alta médica, Norlinda, anunciou com badaladas no ‘Sino Dourado’ sua cura. Comovida com a conquista, agradeceu a Deus e a todos os profissionais da unidade pelo empenho, acolhimento e a dedicação dispensada até o reestabelecimento de sua saúde. 

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A dona de casa, Norlinda de Deus dos Santos Barros, moradora do bairro São Miguel da Conquista, na cidade de Marabá, distante 276 km de Tucuruí, concluiu o tratamento contra um câncer de mama, iniciado em 2008, e após cinco anos, “estou muito grata pela vida de cada um que aqui fazem tratamento, pois aqui convivi com muitas pessoas com esperança de dias melhores, e foi com o tratamento quimioterápico que conquistei minha vitória”, afirmou.

Ela aproveitou para homenagear todos os profissionais que compõem o quadro servidores e colaboradores da Unacon, “que Deus continue a abençoar a todos, em especial, a vida do Dr. Jânio de Jesus, nosso médico oncologista, um homem de Deus, que ele possa cuidar ainda mais dos pacientes com todo esse amor e atenção”, concluiu com os olhos cheios de lágrimas pela benção recebida. 

A ideia do sino, surgiu nos Estados Unidos, depois que o almirante americano Irve Le Moyne, enfrentou o câncer e ao término do seu tratamento de radioterapia, ele pediu a seus médicos para colocar um sino no hospital, assim como era costume ter nos navios e era badalado em momentos importantes. A partir desse episódio, os hospitais de todo o mundo começaram a colocar o seu próprio sino para que outros pacientes também pudessem comemorar o término de seus tratamentos. No Brasil, os hospitais e unidades que realizam tratamento oncológico aderiram ao badalar do sino. Surgindo em Tucuruí, na Unacon, o ‘Sino Dourado’ símbolo de cura e gratidão pelo fim do tratamento. 

Texto de Wellington Hugles / Ascom HRT/UNACON 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tucuruí - PA
Tucuruí - PA
Sobre o município Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Possui 2 086 km² de área total e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 116 605 habitantes. É conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 13h02 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 30°

Seg 31°C 22°C
Ter 31°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Sex 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes