Domingo, 19 de Maio de 2024
22°

Chuvas esparsas

Canaã dos Carajás, PA

Geral QUALIFICAÇÃO

Sespa realiza encontro em torno da campanha “Abril pela segurança do paciente"

Por Mozart Lira (SESPA)29/04/2024 17h10

29/04/2024 às 17h23
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: osé Pantoja (Ascom/Sespa)
Crédito: osé Pantoja (Ascom/Sespa)

O ano de 2024 marca os 11 anos de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NSP), realiza até esta terça-feira (30), em Belém, uma programação alusiva para lembrar a data e ao mesmo tempo qualificar profissionais em todos os estabelecimentos de saúde do território paraense, por meio da implantação de protocolos, vigilância, monitoramento e construção de indicadores voltados à segurança do paciente.

Iniciado nesta segunda-feira (29), o encontro acontece no auditório da Fundação Cultural do Pará (Centur) e visa compartilhar conhecimentos e práticas seguras realizadas pelas instituições de saúde, além de destacar o papel dos serviços, dos profissionais de saúde, dos usuários e das instituições de ensino na promoção do cuidado seguro. É direcionado a especialistas da área, representantes das unidades hospitalares de toda a rede estadual de saúde e estudantes, e está buscando discutir, com base na portaria do Ministério da Saúde (Portaria MS/GM 529, de 1° de abril de 2013), como prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde.

“Esse encontro é uma oportunidade para que disseminemos o trabalho do Núcleo de Melyane GaiaSegurança do Paciente, no sentido de esclarecer como ocorre a atuação no Pará e oportunizar esses momentos de discussão e reflexão sobre as nossas práticas, entendendo o que os hospitais estão fazendo, como estão seus indicadores e como melhorá-los. Nossa intenção é aprimorar o conhecimento de todos e garantir ainda mais o bem-estar dos pacientes internados em nossas unidades”, disse Melyane de Assunção Gaia, coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NSP) da Sespa.

São considerados incidentes em serviços de saúde quedas, falha na aplicação de medicamentos, problemas estruturais para adaptação ou, até mesmo problemas de comunicação na equipe, por exemplo, que podem prejudicar a permanência de qualidade dos pacientes e causas de danos desnecessários.

A Sespa possui um Núcleo de Segurança do Paciente dentro do setor de Vigilância Sanitária que faz contato direto com os hospitais para fiscalizar as condutas, mas principalmente orientá-los para que possuam ferramentas, de tal modo que o assunto esteja sempre em evidência na agenda da saúde pública paraense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 07h02 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Seg 31°C 21°C
Ter 31°C 21°C
Qua 30°C 21°C
Qui 30°C 21°C
Sex 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes