Terça, 23 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Canaã dos Carajás, PA

Cidades Saúde

No Regional de Marabá, projeto fotográfico destaca beleza de bebês prematuros

A iniciativa já retratou mais de 300 pacientes que passaram por atendimento na UTI Neonatal, desde 2020

05/10/2022 às 09h10
Por: Lammego Rádio Fonte: ASCOM/HRSP
Compartilhe:
No Regional de Marabá, projeto fotográfico destaca beleza de bebês prematuros

No Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, os bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, participam do projeto "Ternura em Foco", que capta imagens emocionantes dos prematuros durante sua internação.

Há 40 dias, Edileia Conceição, da cidade de Bom Jesus do Tocantins, acompanha o filho Alisson Lima, internado no HRSP. O pequeno é um dos prematuros que participam do projeto fotográfico, que visa registrar os primeiros dias e meses dos bebês internados na unidade.

"Sempre faço questão que meu filho participe dessa ação maravilhosa. Eles registram e depois me entregam a foto impressa para guardar de recordação. Pode parecer pouco, mais para uma mãe que está há mais de um mês internada em um hospital com seu filho, representa muito, acalenta meu coração", destaca Edileia.

Implantado em setembro de 2020, na unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, a iniciativa visa oferece um ambiente humanizado e, ao longo de dois anos, já beneficiou 331 bebês.

Flávia Fernandes, analista de Humanização do Regional de Marabá, destaca que o projeto traz também conforto, carinho, otimismo e muito amor aos pais e aos bebês da UTI Neonatal, que estão em momento delicado lutando pela vida.

"O projeto surgiu para proporcionar uma lembrança positiva do tempo de internação dos bebês. Sabemos que são dias, e até meses, de angústia para a família, e tentamos com os projetos de humanização desenvolvidas na unidade amenizar um pouco desse sofrimento", explica Flávia.

A profissional ainda ressalta que o registro fotográfico é realizado semanalmente pela Comissão de Humanização, mediante autorização dos pais, seguindo e respeitando a individualidade, os períodos de descanso e o quadro clínico de cada bebê.

UTI Neonatal

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma unidade de saúde da rede pública estadual, que atende cerca de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios. A unidade é referência no atendimento neonatal, com nove leitos de UTI, e se consolida como uma das mais bem equipadas do interior do Pará.

São cerca de 40 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, que se revezam 24 horas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Marabá - PA
Marabá - PA
Sobre o município Marabá é um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 27°

Qua 30°C 22°C
Qui 31°C 21°C
Sex 30°C 22°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes