Domingo, 28 de Abril de 2024
29°

Chuvas esparsas

Canaã dos Carajás, PA

Cidades Aniversário

Hospital Regional de Marabá comemora 16 anos com ampliação de atendimentos

Com implantação de serviços como a hemodiálise, hemodinâmica e oncologia, unidade se consolida como referência no Sudeste do Pará

18/10/2022 às 14h12
Por: Lammego Rádio Fonte: Ascom/HRSP
Compartilhe:
Hospital Regional de Marabá comemora 16 anos com ampliação de atendimentos

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, comemora na quarta-feira (19), 16 anos de funcionamento. Entre as conquistas da unidade, o destaque é a descentralização de atendimentos, facilitando o acesso da população do interior do estado a especialidades como a hemodiálise, hemodinâmica e, em breve, oncologia.

Em funcionamento desde junho deste ano, o setor de Hemodinâmica do HRSP já atendeu mais de 300 pacientes. Com o investimento de mais de R$ 7 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o novo serviço oferece a realização de exames de alta complexidade nas áreas de cardiologia e neurologia, com uma equipe de 20 profissionais altamente capacitados.

"Com a implantação do serviço de hemodinâmica aqui em Marabá, um sonho de todos na região, já beneficiamos centenas de pacientes que teriam que se deslocar até Belém, ou até mesmo outros estados, para realizar os exames e tratamentos. É uma grande conquista para todos", destaca Rosialdo Lobato, diretor assistencial.

No total, a unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, já realizou, ao longo de sua história, mais de 414 mil atendimentos ambulatoriais, 3,7 milhões de exames,  51 mil internações, 1,2 milhões de atendimentos multiprofissionais, 40 mil cirurgias e mais de 540 partos de alto risco, entre outros procedimentos médicos e assistenciais.

Desde 2006, quando passou a funcionar, o Hospital Regional de Marabá presta atendimento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para mais de um milhão de pessoas, de 22 municípios da região Sudeste do Estado.

Entre as especialidades oferecidas à população estão cardiologia, urologia, ortopedia, oftalmologia, neurocirurgia e obstetrícia, entre outros. A unidade conta ainda com Centro de Hemodiálise, que realiza em média 900 sessões de diálise mensalmente.

Valdemir Girato, diretor hospitalar do Regional, destaca que “no próximo ano, daremos mais um passo importante, com a implantação do serviço de oncologia, uma demanda antiga e importante da sociedade. Nossa gestão atua com foco em aspectos importantes, como a melhoria contínua dos processos, segurança do paciente, sustentabilidade e humanização. Buscamos sempre levar atendimento de qualidade e excelência ao povo paraense”.

O gestor lembra ainda o empenho e dedicação dos mais de 700 colaboradores e parceiros, que se dedicam e atuam diariamente na assistência. "Possuímos uma equipe qualificada, que está em constante capacitação para oferecer sempre o melhor atendimento e um cuidado centrado nas pessoas, estabelecendo assim vínculos fraternos com nossos pacientes", enfatiza.

Aprovação do atendimento

Outro destaque do Hospital Regional do Sudeste do Pará é o índice de aprovação do serviço entre os pacientes e acompanhante, que neste ano alcançou a marca de 98% de satisfação. A pesquisa, promovida pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), por meio de questionário disponibilizado em todo hospital, permite a avaliação dos serviços prestados sob a ótica dos pacientes.

O aposentado Miguel Arcanjo da Silva, 59 anos, da cidade de Jacundá, está internado há cinco dias no HRSP e destaca os pontos positivos do atendimento. "Somos tratados como se fôssemos da família. Os profissionais sempre nos alegram e contagiam a todos que estão internados. Ao mesmo tempo em que eles cuidam de nossas feridas, alimentam também a nossa alma com pensamentos positivos", conta, emocionado, o aposentado, que se recupera de um procedimento cirúrgico.

Já Marta Silva, 38 anos, da cidade de Nova Ipixuna, é paciente da neurologia e vê a cordialidade como um diferencial. "Sou bem tratada desde a portaria até o médico. São sempre todos atenciosos e solícitos em ajudar em tudo que precisamos", conta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Marabá - PA
Marabá - PA
Sobre o município Marabá é um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 16h02 - Fonte: ClimaTempo
29°
Chuvas esparsas

Mín. 21° Máx. 30°

Seg 31°C 22°C
Ter 31°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Sex 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes