Domingo, 28 de Abril de 2024
29°

Chuvas esparsas

Canaã dos Carajás, PA

Cidades 23ª SESSÃO ORDINÁRIA

Vereadores debatem serviço prestado pela Equatorial

Problemas no fornecimento de energia volta a atormentar comunidade

09/08/2023 às 20h21
Por: Lammego Rádio Fonte: ASCOM/CÂMARA
Compartilhe:
Vereadores debatem serviço prestado pela Equatorial

A 23ª Sessão Ordinária de 2023 foi dominada pelos serviços prestados pela Equatorial Pará fornecedora de energia elétrica no Estado. O assunto já vem sendo citado em várias outras sessões, mas nenhuma solução foi efetivamente apresentada. Com a piora dos serviços nas últimas semanas, principalmente na região da VS-52, os vereadores ouviram dezenas de relatos de prejuízos sofridos pela comunidade, principalmente, com equipamentos queimados e alimentos estragados.

O primeiro a usar a Tribuna para abordar o assunto foi o vereador Werbet Felipe que falou do péssimo serviço prestado. 

- Encaminhei hoje um oficio solicitando uma reunião com a Equatorial e assim que eu tiver um retorno da empresa irei convidar todos os demais vereadores pra juntos levantarmos essa bandeira e lutarmos por esta pauta que é muito seria e tem causado muito desconforto para a comunidade. 

O vereador Wilson Leite lembrou do significativo aumento da população nos últimos anos e que o sistema elétrico atual não suporta mais a demanda.

- O problema da energia de Canaã são os transformadores que não atende mais a população atual. Já passou da hora da Equatorial tomar as providências para corrigir esse sistema. É nossa obrigação defender essa causa para que esse problema seja resolvido.

O vereador Cabelo informou que vários ofícios já foram enviados para a Equatorial, porém até o momento nenhuma resposta foi obtida. 

- Até agora nunca conseguimos uma fala com representantes da Equatorial. Já enviamos vários ofícios e nunca tivemos resposta. Agora precisamos chama-los em reunião para debatermos pessoalmente as soluções para esse problema.

Para o vereador Cleverson Zajac o caminho para o debate com a Equatorial é a justiça:

- Somente através da Justiça poderemos discutir com a Equatorial e é por isso que estamos mobilizando a comunidade para entrar com uma Ação Civil Pública e essa ação não é minha, é desta casa e de toda a população que vem sofrendo com essa situação. Peço as associações e toda a sociedade organizada para ajudar colher assinaturas para movermos essa ação na justiça, independente de alguma solução que for apresentada enquanto o assunto é discutido na justiça. 

Maria Pereira, líder do Governo, disse que tem debatido o assunto com a prefeita Josemira Gadelha em busca de alternativas para solucionar o problema:

- Sabemos que o problema da energia está muito sério. Falei com a prefeita na semana passada e ela disse que já chamou pra si a responsabilidade para resolver essa situação. Eu tenho certeza que juntos vamos resolver o mais rápido possível. 

O vereador Chefinho reforçou a necessidade da união dos poderes, o que pra ele facilitará a busca por uma alternativa:

- A falta de energia é um problema gravíssimo e é uma coisa que o Executivo e o Legislativo devem se unir para marcar uma reunião com o representante estadual da Equatorial. Acredito que é lá em Belém que teremos as respostas para resolver esse assunto.

Já o vereador Miguel da Saúde sinalizou que a Justiça é o caminho para uma solução definitiva:

- Todos nós concordamos que a Equatorial é a pior empresa de Canaã dos Carajás. Só que a única forma de resolver essa situação é judicializando essa discussão. Não adianta mais conversar, fazer reunião aqui ou em Belém. O que temos que fazer é levar para a Justiça. Já chega de conversa mole, não queremos mais saber desse tipo de conversa aqui nessa casa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Canaã dos Carajás - PA
Canaã dos Carajás - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 16h02 - Fonte: ClimaTempo
29°
Chuvas esparsas

Mín. 21° Máx. 30°

Seg 31°C 22°C
Ter 31°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Sex 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes